As competências mais valorizadas em um profissional de mídia

Tabela de Conteúdos

O ecossistema de mídia está em transformação e algumas das principais mudanças vêm de dentro das organizações. As empresas buscam um novo perfil de talentos, os profissionais de mídia precisam desenvolver diferentes competências e os negócios já percebem um impacto significativo da inteligência artificial. Esses são alguns dos achados de um estudo recente da Kantar IBOPE Media que analisaremos a seguir.

Entendendo os profissionais de mídia do amanhã:

  • 92% dos líderes procuram pessoas com perfil questionador;
  • trazer experiências de outras áreas e indústrias é importante;
  • a análise e interpretação de dados é a competência mais valorizada;
  • e 74% das lideranças consideram que as habilidades em IA serão fundamentais.

Fique por dentro do assunto com a explicação do Negócios SC.

Mercado busca diversificar o perfil do profissional de mídia

No estudo “As competências que moldarão o ecossistema de mídia de amanhã”, a Kantar IBOPE Media entrevistou mais de 1.100 líderes do setor, todos envolvidos diretamente em dados, pesquisa e insights, em 53 mercados pelo mundo. O resultado é um panorama atual dos negócios e um guia para o crescimento dos profissionais de mídia.

A maioria das lideranças entrevistadas entende que é preciso mudar internamente para acompanhar as mudanças externas desse mercado. Como prova disso, 72% dos gestores afirmam que estão reformulando de maneira significativa o perfil de talento e as competências dentro das próprias organizações.

Acima de tudo, os líderes buscam profissionais de mídia capazes de questionar o que estão fazendo. Essa é uma procura de nove em cada dez entrevistados pela Kantar IBOPE Media.

Para isso, muitos reconhecem que será preciso recrutar talentos em outras fontes além das habituais. Aí está também uma forma de combater os vieses da indústria, já que 81% acreditam que a mídia tem um viés inconsciente. Inclusive, 66% sentem que é importante recrutar pessoas de fora do setor de mídia para obter novas perspectivas.

Há um grande desafio, ao mesmo tempo, em reter os melhores talentos que já estão nesse mercado. Oito em cada dez líderes apontam essa dificuldade. Isso os tem levado a trabalhar com diferentes estratégias de desenvolvimento interno:

  • Treinamento: 52%
  • Qualificações profissionais: 35%
  • Requalificação: 33%
  • Programas de aprendizagem: 30%
  • Mentoria: 26%
  • E-Learning: 25%
  • Programas de pós-graduação: 11%

Os 5 elementos de campanhas de sucesso, segundo a Kantar.

A completa alfabetização em dados é necessária para os profissionais de mídia. (Foto via Freepik)

Análise de dados e comunicação entre as competências mais valorizadas

Outro aspecto interessante da pesquisa traz as habilidades que os líderes de mídia mais procuram entre os profissionais atualmente. Nesse sentido, a capacidade de trabalhar bem com dados e a comunicação aparecem em destaque.

Estas são as habilidades mais valorizadas nos profissionais de mídia, conforme a proporção de líderes que as consideram muito importantes:

  • Análise e interpretação de dados: 85%
  • Comunicação e narrativa: 83%
  • Conexão de fontes de dados: 76%
  • Visualização de dados: 76%
  • Explicação de técnicas e métodos complexos: 75%
  • Experiência diversificada e novas perspectivas: 69%
  • Experiência em pesquisa: 41%

Ou seja, o mercado de mídia atual precisa de profissionais com uma alfabetização de dados completa. Não basta analisar e compreender os dados, é preciso saber transformá-los em narrativas de fácil entendimento. Isso é especialmente importante na hora de traduzir certas informações ou explicar estratégias para profissionais de outras áreas relacionadas ou, ainda, para os anunciantes.

Confiança na mídia: como ela impacta a sua publicidade?

Os profissionais de mídia e a inteligência artificial

A inteligência artificial também surge entre as competências esperadas dos profissionais de mídia. Três em cada quatro líderes entrevistados pela Kantar IBOPE Media consideram que as habilidades em IA serão fundamentais para os futuros colaboradores. Até porque, para quase metade das organizações, essa tecnologia já tem um impacto significativo nos negócios.

O estudo “O Futuro das Agências”, feito pela KPMG, ressalta a carência de profissionais especializados como o principal desafio para as agências implementarem soluções em IA generativa, por exemplo. Para o mercado de publicidade, essa tecnologia será uma força motriz para a inovação e a mudança nos próximos cinco anos.

Além disso, 82% dos profissionais ouvidos pela KPMG acreditam que a IA trará melhorias na eficiência operacional, enquanto 51% veem a possibilidade de evoluir a análise de dados e a geração de insights. Mas isso depende do desenvolvimento de competências específicas pelos profissionais do setor. A Kantar, inclusive, elenca as três habilidades relacionadas mais valorizadas:

  • Competências em ciência de dados: 41%
  • Manipulação de big data: 38%
  • Experiência no uso de IA: 32%

7 ferramentas de IA para usar em agências de publicidade.

Acompanhe a transformação no mercado de mídia

Como está o momento atual do setor?

Este é um período de reformulação tanto de perfil de talentos quanto de competências a desenvolver pelos profissionais de mídia.

Então, quais são as competências necessárias para os profissionais?

A Kantar IBOPE Media aponta a análise e interpretação de dados ao lado da capacidade de comunicação e criação de narrativas como as habilidades mais valorizadas pelas lideranças do setor.

E qual é o papel da inteligência artificial para os profissionais de mídia?

Sete em cada dez líderes do mercado acreditam que as habilidades de inteligência artificial serão essenciais para os futuros profissionais da área.

Experimente agora a ferramenta inteligente da NSC que ajuda no planejamento de mídia das marcas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *