5 dados para pensar o Dia do Empreendedorismo Feminino

Tabela de Conteúdos

Em 19 de outubro é celebrado o Dia do Empreendedorismo Feminino. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar as mulheres que são e as que querem se tornar protagonistas nos negócios. Então, este é um bom momento para refletirmos sobre o papel de liderança delas em nossa sociedade.

Destaques do Dia do Empreendedorismo Feminino:

  • na média brasileira, as mulheres lideram 34,6% dos negócios consolidados;
  • o Rio de Janeiro tem a maior proporção de empreendedoras no Brasil — o Acre, a menor;
  • o setor de serviços tem a maior participação de mulheres empresárias no País;
  • o rendimento médio das empreendedoras cresceu mais que o dos homens no último ano.

Comemore o 19 de outubro com os números que o Negócios SC traz agora para você.

5 dados para o Dia do Empreendedorismo Feminino

1) O percentual de empreendedoras estabelecidas cresce aos poucos

A população brasileira é formada por cerca de 104,5 milhões de mulheres, ou 51,5% dos residentes no País, de acordo com o Censo 2022. Ainda assim, elas representam pouco mais de um terço do total de empreendedores estabelecidos no País.

O Projeto Global Entrepreneurship Monitor (GEM) define as empreendedoras estabelecidas como aquelas que administram e são proprietárias de um negócio consolidado, que pagou salários, pró-labores ou qualquer remuneração aos proprietários por mais de 42 meses. Em outras palavras, são aquelas que já trilham uma carreira bem definida.

Em 2023, o percentual de empreendedoras consolidadas no Brasil foi de 34,6%, segundo o GEM. O número é baixo, se considerarmos o total de mulheres no País. Mas o cenário melhorou nos últimos anos. Em 2022, elas representavam 33,7% dos empreendedores estabelecidos. E, em 2021, eram 31,3%.

10 livros sobre liderança para quem quer crescer na vida.

Santa Catarina tem mais de 428 mil empreendedoras. (Foto via Freepik)

2) São 10,11 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil

De acordo com o Sebrae, a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tinha 10,11 milhões de donas de negócios no final de 2023.

O comércio é a atividade individual que concentra o maior número de mulheres empreendedoras, mas é o setor de serviços, pelo conjunto de segmentos, que atrai mais empresárias. Em Santa Catarina, por exemplo, 58% delas estão nos serviços, 31% no comércio e 11% na indústria.

Distribuição das mulheres empreendedoras no Brasil:

  • Comércio: 2,57 milhões
  • Alojamento e alimentação: 1,23 milhão
  • Indústria: 1,23 milhão
  • Informação, comunicação, finanças e afins: 1,16 milhão
  • Educação e saúde: 885,2 mil
  • Agropecuária: 582,1 mil
  • Transporte armazenagem e correio: 180 mil
  • Construção: 81,1 mil
  • Outros segmentos: 2,2 milhões

Conheça o perfil do empreendedorismo feminino no Brasil.

3) Santa Catarina tem a sexta maior participação do empreendedorismo feminino

Em Santa Catarina, são mais de 428 mil mulheres empreendedoras. Por sinal, o Estado tem uma participação maior do empreendedorismo feminino que a média nacional: são 35,5% de lideranças femininas diante do total de empreendedores catarinenses. Isso faz de Santa Catarina o sexto estado brasileiro com a maior proporção de mulheres à frente dos negócios.

Estados com o maior percentual de empreendedorismo feminino:

  1. Rio de Janeiro: 38,4%
  2. Mato Grosso do Sul: 36,9%
  3. Rio Grande do Sul: 35,7%
  4. Sergipe: 36,7%
  5. São Paulo: 35,9%
  6. Santa Catarina: 35,5%

Já na outra ponta, o Acre aparece com a menor participação feminina entre os empreendedores, com apenas 23,5%.

Empreendedorismo feminino: dicas para abrir uma empresa.

4) Não há idade para realizar o sonho de empreender

Uma mensagem importante para o Dia do Empreendedorismo Feminino é que se pode empreender a qualquer momento. A principal motivação das mulheres ao iniciar essa jornada é a autorrealização e a felicidade, como indicam os dados do Sebrae, e para ser feliz não há idade.

Inclusive, mais de 590 mil brasileiras com 65 anos ou mais são empreendedoras. E outras 750 mil empresárias têm até 24 anos. Mas, no geral, a faixa etária predominante entre as líderes mulheres no Brasil é a de 35 a 44 anos. Ali estão 2,74 milhões de donas de negócios.

Saiba como criar uma startup e o que é cada fase dela.

5) Caiu a diferença de remuneração entre homens e mulheres

Ainda precisamos derrubar barreiras à maior participação das mulheres à frente dos negócios. Por exemplo, certos pensamentos sobre o lugar delas já não têm lugar em nossa sociedade. Estudos mostram, inclusive, que elas são a chave para aumentar o desempenho das empresas.

Felizmente, as mudanças estão surgindo. Uma boa notícia nesse sentido é que a remuneração entre mulheres e homens empreendedores no Brasil ficou mais próxima na passagem de 2022 para 2023.

No período, a diferença caiu de 31,4% para 26,7%. Isso foi possível graças ao ganho de rendimento médio mais acentuado para elas (9,4%) do que para eles (5,6%) de um ano ao outro. Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE.

Empresa familiar: veja os desafios e vantagens nos negócios.

Apoie uma empresária no Dia do Empreendedorismo Feminino

Qual é o número de mulheres empreendedoras no Brasil?

Existem 10,11 milhões de mulheres à frente dos negócios no País, segundo informações de Sebrae e IBGE, com referência no ano de 2023.

Qual é a participação do empreendedorismo feminino no total de empresas?

No Brasil, o percentual de negócios estabelecidos com lideranças femininas é de 34,6% do total, como aponta o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2023.

Qual é a diferença de rendimento entre as mulheres e os homens empreendedores?

De acordo com a PNADC, ainda há uma diferença de rendimento médio na casa de 26,7% entre mulheres e homens empresários, com eles ganhando a mais.

Quer se preparar melhor para ter sucesso nos negócios? Fique por dentro dos setores da economia catarinense baixando nossos estudos gratuitos.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *